RESUMO

  • Posse de Ibaneis está marcada para as 10h30, na Câmara Legislativa.
  • Depois, novo governador receberá faixa e dará posse a secretários.
  • Mais cedo, Ibaneis participou de missa no Santuário Dom Bosco.
  • Dia também será marcado por posse de deputados distritais eleitos.

ACOMPANHE

O deputado distrital Fábio Félix (PSOL), primeiro parlamentar assumidamente gay da Câmara Legislativa do DF, quebrou o protocolo ao levar a bandeira LGBT para o púlpito onde se comprometeu a cumprir a Lei Orgânica do DF e a Constituição. Durante a breve fala, ele lembrou a morte da vereadora do PSOL Marielle Franco, assassinada a tiros no Rio de Janeiro no ano passado.

O deputado distrital Fábio Félix (PSOL) levou a bandeira LGBT para o púlpito da CLDF

O deputado distrital Fábio Félix (PSOL) levou a bandeira LGBT para o púlpito da CLDF (Foto: Letícia Carvalho/G1)

G1 DF

@g1df

Antes de posse, Ibaneis assiste a missa no Santuário Dom Bosco https://glo.bo/2GZdwT8 

Antes de posse, Ibaneis assiste a missa no Santuário Dom Bosco

Ele chegou à igreja acompanhado da mulher, Mayara Noronha. Evento é primeiro compromisso do político no início do mandato.

g1.globo.com

Veja outros Tweets de G1 DF
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Enquanto isso, a movimentação na Praça do Buriti é cada vez maior. A estrutura onde será a posse do secretariado está montada. Há vendedores ambulantes pela região, e convidados e eleitores começaram a chegar.

Praça do Buriti

Praça do Buriti (Foto: Beatriz Pataro/TV Globo)

O deputado mais jovem da Casa, Eduardo Pedrosa (PTC), leu o termo de compromisso dos parlamentares.

Agora, os deputados estão sendo chamados e dizendo: “Prometo”.

A cerimônia de posse dos 24 deputados eleitos para a Câmara Legislativa do Distrito Federal começou com 20 minutos de atraso, às 9h50. O evento estava marcado para as 9h30. A mesa da solenidade é composta por Robério Negreiros (PSD), Rodrigo Delmasso (PRB), a presidente conselheira do TCDF, Anilcéia Luzia Machado, o vice-governador eleito, Paco Brito, e o governador eleito do DF, Ibaneis Rocha.

Posse dos deputados distritais na CLDF

Posse dos deputados distritais na CLDF (Foto: Letícia Carvalho/G1)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Como o plenário encheu rápido, foram instalados telões no foyer da Câmara Legislativa para acompanhar a cerimônia das posses dos deputados distritais e do governador.

Foyer da CLDF

Foyer da CLDF (Foto: Gabriel Luiz/G1)

A cerimônia de posse dos deputados distritais, que estava marcada para as 9h30, atrasou e só começou às 9h50.

A primeira-dama do DF, Mayara Noronha, falou com a imprensa na saída do Santuário Dom Bosco a respeito do papel que ela terá no novo governo: “Eu já venho montado uma equipe legal, venho discutindo projetos, mas a minha atuação mais fervorosa vai depender do Mateus [filho recém-nascido] nesse primeiro momento. Ele é muito novinho, tem 16 dias. A atuação seria na área de projetos sociais, por exemplo, atender mulheres que sofrem violência doméstica, crianças carentes, mães de deficientes… Eu não consigo abraçar o mundo, não tem como, mas pretendo criar subgrupos com pessoas que já têm competência e ideias”.

Em entrevista recente ao G1, Mayara disse que quer seguir passos de Michelle Obama, ex-primeira-dama dos Estados Unidos.